Elias e Eliseu, a lição de Deus para sua vida


Por Eliseu Soar


Já era fim do dia após uma longa caminhada, me parece que na intenção de não ter ninguém por perto, o profeta Elias já havia pedido ao jovem seguidor candidato a profeta, que não viesse atrás dele, por três vezes lhe pediu e por três vezes mudou seu destino e por três vezes não foi obedecido.


O jovem queria estar perto do seu senhor na hora da partida, não sei se por intuição ou por revelação divina, mas o certo é que ele queria contemplar a hora em que o velho Elias fosse tomado por Deus, e Elias, não sei se por querer provar a fidelidade do moço ou por simplesmente querer estar sozinho no momento em que seria tomado pelo Senhor, lhe pediu insistindo para que ficasse para trás.


O fato é que estamos diante de dois homens obstinados, duas grandes figuras do Antigo Testamento que nos ensinam grandes lições espirituais. Elias havia sido um grande profeta e vivido grandes emoções, arrumou intriga com gente poderosa, viveu perigosamente, experimentou o gosto amargo da solidão e da perseguição, fez desafios que poucos homens fizeram, dependeu da Fé em Deus nos momentos mais críticos onde precisa acima de tudo contar somente com a ajuda do Senhor para permanecer vivo. Elias era um homem sujeito a medos como eu e você.


Na medida em que se aproximavam do rio Jordão, Eliseu contemplou mais uma vez um milagre no ministério de seu mestre, Elias pegou sua capa e lançou nas águas do rio e elas se abriram para os dois passarem em seco. E ao atravessarem o rio os passos de Elias se tornam mais lentos, o moço Eliseu percebe que alguma coisa estava prestes a acontecer e então escuta a voz de seu senhor:


- Hei moço, acho que chegou a hora de nossa separação, mas antes que isso aconteça me faz um pedido rapaz, mas faça logo, antes que não tenha mais tempo para pedidos.


O Jovem Eliseu com seu coração disparado esperava por essa oportunidade, os dois pararam e por um momento aquele jovem lembrou-se de todos os dias que havia estado com o velho profeta, quantos milagres ele viu, quantos momentos daquele homem em conversa com Deus ele havia testemunhado, quanto orgulho ele sentia em ser chamado de auxiliar ou secretário ou seguidor daquele grande profeta de Israel, e o pedido que lhe saiu da boca não poderia ser melhor,


- Quero a porção dobrada de teu espírito Elias! Era a forma de dizer quero a porção dobrada do teu temor a Deus, da tua intimidade com Ele, da unção que há em tua vida!


E como resposta, ele ouviu a sinceridade de um homem que amava a Deus, e sabia que o Senhor se fazia presente naquele momento, e era dele a aprovação desse pedido.


- Dura coisa pediste meu querido amigo, te digo, se você conseguir ver quando eu for separado de ti então terás o que pede, mas caso não veja, não terás. Foi quando uma brisa suave movimentou as vestes dos dois amigos, e o que era brisa se transformou em vento, e o silêncio é quebrado por um grande estrondo, uma luz se acende, e o jovem profeta assustado levanta um braço protegendo o rosto, de repente vê uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo em grande velocidade que se dirigem a eles, separando-os antes de qualquer despedida, deixando um rastro de luz e fogo.


Logo se faz um silêncio que lhe ajuda a retomar os sentidos e se recuperar do grande susto.


Olha para os lados e se vê sozinho, seu velho amigo e mestre havia sido tomado, apenas o manto que a tantos anos lhe pertenceu ficou caído no chão ao lado das águas do rio. Ele então fixa os olhos, dirigi-se em passos lentos, abaixa-se e segura o manto de Elias como se fosse um troféu. Encosta no seu peito e olha as águas correntes do rio em sua frente.


Um caminho de volta deveria ser tomado, e como passar o rio? Poderia talvez ir nadando, ou quem sabe procurar por um lugar de pedras rasas, mas lembrou-se de Elias, lembrou da autoridade espiritual do velho profeta, sabia que aquilo havia sido um ato de fé, de alguém que vivia com Deus, que confiava em Deus, que era profeta do Deus Altíssimo para a nação de Israel.


Então essa era a hora de colocar em prova o pedido que havia feito ao profeta, levantou os olhos aos céus, e pela fé vê o Senhor Deus lhe contemplando, e resolve fazer com que o firmamento, os anjos, a natureza, os inimigos de Israel saibam que Deus estava com ele, e grita com toda a força de seu pulmão;


Onde está o Senhor Deus de Elias?! Levou o manto e feriu as águas (…) e o rio se abriu! As águas obedecem, as correntezas se acalmam, a natureza se rende a ordem de um homem de fé, e o jovem profeta cheio do Espírito de Deus coloca seus pés no caminho seco, eram passos de autoridade, sim! Acontecia ali o primeiro milagre dos muitos que viriam a acontecer no seu ministério!


Eliseu passou menos tempo em conflitos dramáticos com o mal, mas silenciosamente serviu a pobres, se compadeceu com sofredores, com necessitados. Comparando esses dois grandes profetas você verá que Deus tem um trabalho diferente a cada crente. Alguns ele chama para a guerra, para trabalhos impactantes, alvo de manchetes, a outros, ele escolhe o anonimato, o silêncio, resultados que não causam fama ou popularidade, Eliseu sabia disso, mas sabia também que Deus considerava ambos os trabalhos importantes, e tinha uma missão a cumprir desde o dia em que clamou, Onde está o Deus de Elias!


Você também é muito importante para Deus. Não despreze o Dom que há em ti.


Fonte: http://www.gospelprime.com.br/a-licao-de-elias-e-eliseu-saiba-o-que-deus-quer-de-voce/

0 comentários:

Postar um comentário