Israelense descobre o muro de Neemias


O muro mencionado no livro de Neemias foi encontrado na antiga cidade de Davi. Segundo a arqueóloga israelense Eilat Mazar, chefe do Instituto de Arqueologia do Centro Salém, em Jerusalém, os artefatos de cerâmica encontrados debaixo de uma torre sugerem que a torre e o muro contíguo são do século V antes de Cristo, o tempo de Neemias.




Até então achava-se que o muro era posterior, datado do período Asmodeu (142 a 37 A.C.). O livro de Neemias dá descrições detalhadas da construção dos muros, destruídos anteriormente pelos babilônios.

A arqueóloga sdisse extasiada, especialmente porque muitos eruditos ensinam que o muro nunca existiu. "Foi um grande supresa. Algo que eu não esperava".


Ephraim Stern, professor de arqueologia na Universidade Hebraica atestou que "o material que me foi mostrado é do período persa", o período de Neemias.


No entanto, Israel Finkelstein, professor de arqueologia na Universidade de Tel Aviv, acha que não está provado que o material data do tempo de Neemias. "O muro pode ter sido construído, em tese, no perido otomano".

0 comentários:

Postar um comentário