Você quer namorar? - Parte Final

Publicamos neste post a conclusão do material temático da primeira palestra ministrada para os jovens da Assembléia de Deus em Pedrinhas.


1. TÁ PRONTO PARA UM RELACIONAMENTO SÉRIO?


Na adolescência, tudo passa pela cabeça, menos os compro­missos sérios. Sei o quanto é divertido viver apenas para o prazer, mas o que adianta ter alguns momentos de prazer e, depois, uma vida inteira de problemas?


Por outro lado, querer namorar sério quando ainda não se está preparado para isso é fazer a coisa errada na hora errada.


O namoro — namoro de verdade — só faz sentido quando se tem em mente um compromisso bem mais sério: o casamento. E entendo como é difícil para um adolescente pensar em namoro sério.


Sem dúvidas, nessa idade, o "ficar" é muito mais interessante. E os sexólogos de plantão estão por aí dizendo que "ficar" é a melhor coisa. Dizem: "Desde que haja prevenção contra doenças sexual­mente transmissíveis, você pode fazer tudo o que seu coração man­dar". Mas tenha cuidado com o seu coração!


2. COMO O JOVEM CRENTE DEVE ENCARAR O NAMORO?


Antigamente o conceito de namoro era bem diferente: o casal de namorados limitava-se a pegar na mão e sentar junto no sofá, ou nem isso. Namorava-se na casa dos pais. Na minha época, isso já era diferente... E hoje o conceito secular de namoro é bem mais liberal.


Basta prestar atenção às propagandas referentes ao Dia dos Na­morados para perceber que a ênfase recai no sexo. Para a sociedade moderna, namoro sem sexo não é namoro.


Era comum, antes, os rapazes pedirem ao pai da moça para namorá-la. Agora, tudo se resolve entre eles mesmos, sem que a família saiba.


Como o jovem cristão deve encarar o namoro? Quando maduro, preparado para um relacionamento sério, deve encará-lo com res­ponsabilidade, observando que a palavra "amor" não está contida em "namoro" por acaso. O namoro verdadeiro deve ser vivido por pesso­as que se amam, e não por aquelas que têm atrações passageiras.


A finalidade do namoro é proporcionar um maior conhecimen­to mútuo. Namorar é assumir uma relação fixa diante da família, dos amigos e dos colegas de escola. É ter compromisso, fidelida­de, companheirismo. O namoro deve ter como objetivo o casamento. Esse é o conceito cristão, que difere em "gênero, número e grau" do secular.

2 comentários:

  1. é bom usar a cabeça numca entre de cara pense antes de agir essa é minha opinião ha e pesa a DEUS disirnimento antes de fazer as coisas. Amèn a paz do senhor

    ResponderExcluir