Ficar ou namorar? - Parte 1



Disponibilizo a primeira parte do material utilizado na palestra ministrada à mocidade da Assembléia de Deus em Pedrinhas no mês de julho.



Hoje, quinta-feira (13), estaremos abordando a temática: Você, o leão, o urso e o gigante. Como vencer as tentações!


FICAR OU NAMORAR?
1. O QUE É FICAR?
Ficar é um tipo de relacionamento moderno, algo diferente do convencional.
O “fica” ocorre quan­do duas pessoas começam a fazer certas coisas que amigos não fazem, como trocar pequenos "selinhos”. Geralmente, é o momento que determina, é a busca do prazer pelo prazer sem nenhum envolvimento efetivo ou qualquer comprometimento.

2. É PECADO FICAR?
O "ficar" é focado exclusivamente no prazer sem responsabilida­de — aquele em que o rapaz "pega" várias meninas na mesma noite. Criou-se uma cultura em que a maioria dos adolescentes vê os relacionamentos como pura diversão.

Entre os jovens existem a diversão de "ficar" com o maior número de pessoas numa mes­ma noite. O que você acha disso?


Para os jovens que não temem a Deus é motivo de orgulho. Mas esteja certo de uma coisa: o hábito de "fi­car" é pecaminoso e surgiu entre as pessoas mundanas. Lembra-se do que a Bíblia diz em 1 João 2.15? "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há..."


Se você já se perguntou se "ficar" é certo ou errado, mas conti­nua "ficando", infelizmente está pecando duas vezes: primeiro porque o "ficar", em si, já é pecaminoso, por ser um relacionamento íntimo e sem compromisso. Segundo, fazer algo sem convicção da aprovação de Deus é outro pecado (Rm 14.23).


Há psicólogos dizendo que "ficar" não tem nada demais, desde que não haja exageros. Dizem que é "ficando" que o adolescente desenvolve a afetividade, conhece melhor seu corpo e suas reações. E mais: com a experiência adquirida, pode estar preparado para um relacionamento duradouro.


Não acredite nisso! Relacionar-se com alguém quando se está em fase de amadurecimento, principalmente na condição de "ficante", nunca é um bom negócio.


3. VALE A PENA FICAR?


Quem "fica" envolve-se em relacionamentos superficiais, sem com­promisso, irresponsáveis, perigosos e pecaminosos.


Os prazeres do mundo sempre parecem superiores aos que podem ser desfrutados na presença de Deus. Mas quando, de fato, usufruímos da verdadeira comunhão com o Senhor, vemos quanto tempo perdemos por querer "curtir" a vida.


Se você ainda não está maduro, ocupe-se, prepare-se para a vida. Nada de "ficar"! O que adianta "pegar" todos ou todas, e depois casar-se para ser infeliz?


Num outro momento postaremos a continuidade desta matéria.


Texto extraído do livro Adolescentes S/A. Ed. CPAD. 2005.

2 comentários:

  1. muito bem é desses estudos q os jovens precisam...depois deve ser enfocado um tema p casais, pq o satanaz esta destruindo as familias.Esse é o meu desejo q as igrejas trabalhe n so o evangelho mais sim a vida social e emocional das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Temos em Pedrinhas uma programação específica nas quintas-feiras:
    1° quinta – Culto de Discipulado;
    2° quinta – Culto da Mocidade;
    3° quinta – Culto da Família
    4° quinta – Culto de Restauração
    5° quinta- Culto Evangelístico
    Este mês, o Culto da Família acontecerá neste sábado (22).

    ResponderExcluir